Porque o domínio é importante para a minha empresa?

Cuidados com o domínio do meu negócio.

Então, porque o domínio é importante para a minha empresa? Para começar muitas pessoas não tem a menor ideia do que é um domínio. Em quase 10 anos trabalhando com o desenvolvimento de sites corporativos, quando chega o período de renovação, alguns clientes ainda perguntam: “Chegou um boleto aqui de um tal domínio, é para pagar?”. O domínio é o endereço de internet da sua empresa, exemplo: www.suaempresa.com.br.

Se você tem uma empresa, precisa obrigatoriamente pensar em colocá-la na internet. O mais comum é escolher o nome do domínio com o nome da sua empresa. Hoje, com o advento das redes sociais, muitos empresários cometem o erro de não valorizar o seu próprio site. Muitos dizem “Ah, site não é mais importante, meus clientes estão nas redes sociais.” Só que esse é um outro assunto.

Se você já pesquisou pelo nome da sua empresa no Google, é bastante possível que outras empresas, até mesmo de outros ramos de negócios tenham o nome parecido ou mesmo igual ao seu. No entanto, esse problema é mais comum do que imaginamos e pode causar muitos transtornos no futuro. Imagina que sua empresa está crescendo e que quando você decidiu fazer um site ou usar um e-mail personalizado (tipo: vendas[@]suaempresa.com.br ) não conseguir por não ter garantido o registro.

Garanta o registro do nome do seu negócio, mesmo que não vá usá-lo em curto período. Procure registrar um nome curto e que seja fácil de memorizar. Portanto, se sua empresa tem um nome grande, a ajuda de um profissional na busca pela melhor opção.

Devo registrar mais de 1 domínio?

Seria muito bom que ao menos os principais tipos de domínio fossem garantidos, no Brasil temos vários tipos de categoria de domínio para muitos tipos de segmentos. Veja no site do registro.br. Como exemplo mais prático, vou dar um exemplo do João da Silva que é advogado, você vai concordar comigo que, esse nome (João da Silva) é bastante comum e que a possibilidade de existir vários outros advogados com esse nome é muito grande. Minha sugestão é que você garanta ao menos 3 domínios relativos. Vou listar para você.

  1. www.joaodasilva.com.br
  2. www.joaodasilva.com
  3. www.joaodasilva.adv.br (ADV.BR – domínio próprio para advogados)

É sério que preciso garantir todos esses domínios? Bem, você não é obrigado, mas por uma razão comercial, é bom garantir que todos que pesquisem pelo seu nome, cheguem até você. Nos exemplos acima, temos a extensão: “.com.br” domínio mais utilizado no Brasil, tem o “.com” que é um domínio de uso internacional e o “.adv.br” que é um domínio para profissionais liberais.

Garantir um bom domínio para sua empresa, é pensar na comunicação e na presença online do seu negócio. Não é um gasto, mas um investimento para garantir que seus clientes encontrem você e sua empresa com produtos e/ou serviços.

 

Conheça os outros serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.